Outubro e um mês cheio de cores e significados. Ja passamos pelo Dia das Crianças e pelo Dia dos Professores, e agora seguimos com o destaque mais importante do período o Outubro Rosa, uma campanha que ultrapassa modismos e se transforma ano apos ano em um chamado a prevenção, a informação e ao cuidado com a saúde da mulher.
Expectativa
As pessoas costumam associar o Outubro Rosa apenas as fitas cor de rosa, prédios iluminados e postagens nas redes sociais. A ideia e bonita lembrar que cuidar da saúde e essencial e que todas as mulheres devem realizar exames preventivos. E um mês de campanhas, caminhadas e fotos simbólicas e isso e ótimo, porque ajuda a manter o tema em evidencia.
Realidade
Na pratica, ainda ha muito a ser feito. Segundo o Instituto Nacional de Câncer INCA, o Brasil registra mais de 73 mil novos casos de câncer de mama por ano. E embora o diagnostico precoce aumente as chances de cura em mais de 90 por cento, muitas mulheres ainda enfrentam dificuldade de acesso a exames, consultas e tratamentos. A realidade mostra que a conscientização precisa vir acompanhada de politicas publicas e de uma mudança de atitude de lembrar todo mês que a prevenção salva vidas.
Outubro e portanto um lembrete o autocuidado não pode ficar restrito a uma campanha. Ele deve fazer parte da rotina. Fazer o autoexame, manter os exames em dia e buscar apoio emocional quando necessário são atitudes que fazem diferença.
E enquanto o mês caminha para o fim, o Halloween se aproxima trazendo o lado leve e divertido de outubro, com fantasias e brincadeiras. Mas antes de vestir a fantasia vale um lembrete real a saúde não e brincadeira.
Cuidar da vida e o gesto mais bonito que o Outubro Rosa pode inspirar.
Dra. Selma Regina Grossi de Souza
Advogada Trabalhista
com 35 anos de experiência
Professora Universitária
e Mentora Jurídica
Instagram: @professorselmagrossi
[email protected]