Um presidente pode alegar que pessoas das mais próximas do seu mandato, com influência para montar departamento médico, indicar profissionais, comandar camarotes, ter participações em vendas de jogadores, relações com empresários do mercado do futebol, empresas prestadoras de serviço para o clube, um conselheiro diretor faça tudo isso, e ele não tenha conhecimento sobre situações fora do comum que ocorram em todos esses departamentos?
É o que fez nesta semana o presidente do São Paulo Futebol Clube, Júlio Casares. Minha pergunta complementar é: o que ele faz na presidência, se todos esses setores que estão sob sua gestão, estão sob suspeita e ele diz que desconhece? - e esses são apenas alguns, ou pelo menos os de conhecimento público mais relevantes denunciados.
Importante. Dois conselheiros pediram afastamento - e não foram afastados - nesta semana após vazamento de áudios que eles próprios se comprometiam. Isso sem contar vídeos bizarros de outros conselheiros que toda hora estão nas mídias sociais confraternizando sei lá o que dentro de um clube afundando em denúncias, que lembram aquele histórico vídeo que virou meme, o dos jogadores do Cruzeiro rebaixado, onde eles falavam a frase que depos virou comercial de TV. "É piscininha bebê, vem pra piscininha", algo nessa linha.
Um desses conselheiros que pediu afastamento inclusive, e que não vou citar o nome para não dar ainda mais âudiência, porque não merece - e não foi afastado de suas funções no clube pelo presidente, repito - foi sócio do filho do mesmo presidente, Júlio Casares. Esse conselheiro já teve seu nome ligado a outros problemas no clube. Já foi denunciado por pedir comissão para prestar qualquer serviço ao clube. Já foi motivo de afastamento de outro presidente do cargo, acusado de ceder aos pedidos. Como agora, o presidente atual que teve laços íntimos com determinada pessoa que foi durante anos parceiro de negócios do seu próprio filho, inclusive durante sua gestão no clube, eles que frequentam o clube no qual ele é o gestor maior, diz que não sabe de nada de alguém que já tem histórico de problemas neste mesmo lugar. E como ele quer alegar isenção?
Eu fico tão indignado com uma situação dessas, como fico indignado de ver como as coisas acontecem em Brasília. Muda partido, muda presidente do país, do legislativo e tudo continua igual. É rachadinha, é projeto sendo aprovado com orçamento secreto, é projeto sendo negociado para favorecer a influência dos políticos com os empresários e outros setores, é direito do povo sendo tirado em favor dos já favorecidos. Isso só para citar poucas questões e ser suscinto. E o São Paulo, clube de glórias que estão ficando no passado - como diz seu hino - por conta destas gestões temerárias, para não dizer outra coisa, virou sinônimo destes mesmos indícios.
Nesse ano já tivemos um presidente de clube afastado no futebol brasileiro, neste caso do Esporte Clube Corinthians. Neste caso teve até investigação policial, o que aumentou a pressão sobre o presidente eleito, o que decorreu em uma votação que o tirou do cargo no clube. Faço uma pergunta. Se pessoas comuns são acusadas de descaminho nas fronteiras do país por trazer produtos de outros países, que não são aprovados na legislação brasileira, porque os conselheiros, diretores e o presidente do clube, envolvido com esses profissionais acusados de tais questões no clube, ainda não foram denunciados e estão sob investigação da Receita Federal e outros órgãos responsáveis competentes?
E se tudo isso aconteceu e o Júlios Casares e outros nada sabiam, nada de nada, quer dizer o que sobre eles também, me pergunto e proponho a sua reflexão - presumindo sua inocência, como é comum. Eles cuidam do que exatamente, eles gerenciam o que, eles trabalham com o que no dia dia, senão tudo isso que está na mesa sob suspeita. Ou eles só fazem festinha e cuidam do clube social, como querem dizer os apoiadores interessados em manter privilégios. Ou são dois São Paulos que existem. Um que está sob suspeita, aquele que quem contrata e deveria gerir não o faz e quem está abaixo na hierárquia faz o que quer, e o outro onde o clube social não tem nada a ver com o futebol do clube, como dizem, é isso?
Eu queria entender que mundo é esse que essas pessoas vivem. Pois eles supõe que ninguém aqui deste outro lado conhece nada. Que bolha é essa onde se faz vídeos e festas, como se nada estivesse acontecendo, enquanto abusos e desvios de comportamento são cometidos debaixo dos seus próprios olhos, e denunciados dia após dia?
E para investigar tudo isso, o mesmo presidente irá pagar uma empresa externa, criar mais uma dívida, em um clube que está preenchendo todos os requisitos de outros que já caíram de divisões e por lá permaneceram em alguns casos. Está aumentando a receita do clube em todos os anos, sem sinal de que os custos estão sob controle. Lembrando que o mesmo Júlio Casares foi eleito após propor um controle de gastos, o contrário do que tem feito. Asssim, fica outra pergunta. Quem paga não compra o que quer?
Não seria mais correto, de bom tom e íntegro, que o próprio presidente assumisse tal investigação, até para conhecer o que não conhece, saber o que não soube até hoje e que está sob sua gestão, e pegar os culpados de tais problemas no clube, onde é o gestor mor. Não seria realmente uma demonstração de isenção da parte dele, se ele trabalhasse para limpar seu nome e o clube dessas pessoas, que estão minando tudo o que o clube já representou um dia no cenário nacional e internacional. Não seria inteligente eliminar todos os gastos desnecessários gerindo o clube, como a sua função pré-determina?
Meu texto hoje é na verdade, um conjunto de perguntas. Coisas que eu gostaria de saber, pois aqui em paralelo alego ao mesmo tempo uma inocência sem fim. Uma pessoa que assiste e lê tudo acreditando nas notas oficias do presidente. Propornho essas relfexões para a própria torcida. Não seria inteligente tomar medidas que ainda não foram tomadas, como deixar de ir aos jogos, fazer denúncia nos orgão civis competentes com um abaixo assinado composto por milhões de pessoas, e não só juntar um grupinho de 3/4 pessoas para ir a porta do clube fazer cobranças. Essas justas, mas que só foram feitas após a saída por conta própria dos conselheiros.
Está na hora de nós, povão, termos ciência do que acontece com nosso dinheiro, e com o que gostamos, como um clube do coração. E saber se nos usam, tanto a nossa inocência quanto a nossa paixão, para benefício próprio. Não basta mais ficar só dizendo que o futebol e a política são vendidos, como nas resenhas dos bares. O poder de mudar essa realidade está em nós, num texto, em uma denúncia, em compartilhar uma situação ruim que você sabe e tem conhecimento. Seguindo nossa vida, também podemos e devemos contribuir com mudanças necessárias. Seja na política e/ou no esporte. E alegar desconhecimento só irá dar mais poder e massa de manobra para quem toma tais atitudes de infração, e brinca com o que você tem e mais ama, continuar fazendo o que faz de errado.